segunda-feira, 18 de maio de 2020

CIRCO 3º E 5º ANOS!

RESPEITÁVEL PÚBLICO, O CIRCO CHEGOU!
         Praticar atividades circenses proporciona uma grande combinação de sentimentos, favorece a diversão e o conhecimento do próprio corpo, aumenta o equilíbrio e a coordenação motora, desenvolve o reflexo e os sentidos.
         Além de mágicos e palhaços, fazem parte do espetáculo: malabaristas, trapezistas, contorcionistas, acrobatas e muitos outros. Vamos focar nossas atividades em atividades de manipulação, acrobacias e equilíbrio.
Manipulações: como sugestão de atividade vamos utilizar os malabares. Comece apenas com um objeto, jogue ele para cima e pegue novamente. Depois que estiver seguro nesse movimento acrescente outro objeto e assim por diante...
Pode ser utilizado qualquer material que você consiga manipular com apenas uma mão, de preferência pequenas bolas. Se não tiver pode ser utilizada bolinhas de meias, ou qualquer outra bola que você possa fazer com os materiais que tenha em casa.
Acrobacias: em uma área segura, gramado ou um espaço que tenha um colchão ou colchonete, realize movimentos de rolamentos, cambalhotas, estrelinhas, parada de mão e cabeça e demais movimentos que seu corpo tenha vontade fazer...
Nas primeiras aulas postadas no blog demonstrei algumas técnicas para realizar algumas acrobacias de solo. Utilize-as como exemplo, mas não se limite apenas a elas. Lembre-se que seu corpo tem a capacidade de muitos movimentos e explore toda a sua capacidade.
Equilíbrio: qualquer percurso que desafie seu equilíbrio pode ser utilizado para essa atividade. Quem tiver algum tipo de corda, coloque-a no chão e procure andar em cima dela com os braços abertos e com um pé na frente o outro. Se não tiver a corda sem problemas, use a criatividade e faça um circuito na sua casa que desafie o seu equilíbrio...

ATIVIDADE
       Após a prática dessas diferentes atividades circenses, o desafio é que você construa um pequeno espetáculo sozinho ou com a participação dos familiares. Quem se sentir a vontade pode gravar um vídeo desse espetáculo, onde pode ou não estar me enviando para poder divulgar nos canais digitais da escola.
(ENVIAR VÍDEO PARA WHATSAPP PROF. GUILHERME 51994086938)
Segue uma guia de pesquisa sobre o circo: com isso esperamos que tome propriedade do assunto praticado e a relação com a cultura do Brasil.
Pesquise no Google a partir das seguintes perguntas:
1 – Onde e quando surgiu o circo no mundo?
2 – Onde e quando surgiu o circo no Brasil?
3 – Você sabia que hoje em dia é proibida a utilização de animais nas apresentações. Pesquise porque essa mudança aconteceu.


UNIDADE TEMÁTICA: BRINCADEIRAS E JOGOS
OBJETOS O CONHECIMENTO: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
HABILIDADES: (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico cultural.
UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICAS
OBJETOS O CONHECIMENTO: Ginástica geral.
HABILIDADES: (EF35EF07) Experimentar e fruir, de forma coletiva, combinações de diferentes elementos da ginástica geral (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais), propondo coreografias.
(EF35EF08) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios na execução de elementos básicos de apresentações coletivas de ginástica geral, reconhecendo as potencialidades e os limites do corpo e adotando procedimentos de segurança.

CIRCO 1º E 2º ANOS!


RESPEITÁVEL PÚBLICO, O CIRCO CHEGOU!
         Praticar atividades circenses proporciona uma grande combinação de sentimentos, favorece a diversão e o conhecimento do próprio corpo, aumenta o equilíbrio e a coordenação motora, desenvolve o reflexo e os sentidos.
         Além de mágicos e palhaços, fazem parte do espetáculo: malabaristas, trapezistas, contorcionistas, acrobatas e muitos outros. Vamos focar nossas atividades em atividades de manipulação, acrobacias e equilíbrio.
Manipulações:como sugestão de atividade vamos utilizar os malabares. Comece apenas com um objeto, jogue ele para cima e pegue novamente. Depois que estiver seguro nesse movimento acrescente outro objeto e assim por diante...
Pode ser utilizado qualquer material que você consiga manipular com apenas uma mão, de preferência pequenas bolas. Se não tiver pode ser utilizada bolinhas de meias, ou qualquer outra bola que você possa fazer com os materiais que tenha em casa.
Acrobacias: em uma área segura, gramado ou um espaço que tenha um colchão ou colchonete, realize movimentos de rolamentos, cambalhotas, estrelinhas, parada de mão e cabeça e demais movimentos que seu corpo tenha vontade fazer...
Nas primeiras aulas postadas no blog demonstrei algumas técnicas para realizar algumas acrobacias de solo. Utilize-as como exemplo, mas não se limite apenas a elas. Lembre-se que seu corpo tem a capacidade de muitos movimentos e explore toda a sua capacidade.
Equilíbrio: qualquer percurso que desafie seu equilíbrio pode ser utilizado para essa atividade. Quem tiver algum tipo de corda, coloque-a no chão e procure andar em cima dela com os braços abertos e com um pé na frente o outro. Se não tiver a corda sem problemas, use a criatividade e faça um circuito na sua casa que desafie o seu equilíbrio...

ATIVIDADE
       Após a prática dessas diferentes atividades circenses, o desafio é que você construa um pequeno espetáculo sozinho ou com a participação dos familiares. Quem se sentir a vontade pode gravar um vídeo desse espetáculo, onde pode ou não estar me enviando para poder divulgar nos canais digitais da escola.
(ENVIAR VÍDEO PARA WHATSAPP PROF. GUILHERME 51994086938)

UNIDADE TEMÁTICA: BRINCADEIRAS E JOGOS
OBJETOS O CONHECIMENTO: Brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional.
HABILIDADES: (EF12EF01) Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
UNIDADE TEMÁTICA: GINÁSTICAS
OBJETOS O CONHECIMENTO: Ginástica geral.
HABILIDADES: (EF12EF07) Experimentar, fruir e identificar diferentes elementos básicos da ginástica (equilíbrios, saltos, giros, rotações, acrobacias, com e sem materiais) e da ginástica geral, de forma individual e em pequenos grupos, adotando procedimentos de segurança.
(EF12EF08) Planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.


terça-feira, 12 de maio de 2020

Olá!
Como todos sabem, por conta dessa pandemia estamos nos adaptando e criando novas formas de viver e isso não é diferente na educação. Assim, com o pequeno questionário no link abaixo, procuramos identificar as particularidades de cada aluno(a) e de sua família para proporcionar aulas de Educação Física com conteúdos relevantes e práticas apropriadas para cada realidade.
Importante algum membro da família auxiliar o estudante no preenchimento do questionário.

Link: Atividade Física e Isolamento

quarta-feira, 6 de maio de 2020

AULA 2

Olá alunos e alunas, pais, mães e responsáveis!
Estas duas primeiras postagens estão servindo de testes tanto para o professor aqui, tanto para todos vocês. A partir da próxima semana os conteúdos e atividades serão divididos por faixa etária, para facilitar nossos estudos e práticas da Educação Física.

Para essa segunda aula de ginástica de solo segue dois vídeos com progressões pedagógicas de dois movimentos: parada de cabeça e parada de mão.

É aconselhável a ajuda de alguma pessoa para que vocês possam executar os movimentos com segurança e melhor aproveitamento.


PARADA DE CABEÇA




PARADA DE MÃO



BOA PRÁTICA!

segunda-feira, 27 de abril de 2020



AULA -1 GINÁSTICA

Rolamento à frente grupado

1 – Bolinha

2 – Rolamento partindo de uma base mais alta

3 – Rolamento à frente

obs: realizar cada movimento 10 vezes  para então passar para a próxima etapa

Dicas para a realização do movimento:
1- Mãos apoiadas no solo, à largura dos ombros e com os dedos afastados e voltados para a frente;
 2- Queixo ao peito;
3- Colocação da nuca no solo e rolamento progressivo;
4- Assumir uma posição vertical

Rolamento à retaguarda grupado

1 – Bolinha

2 – Rolamento partindo de uma base mais alta

3 – Rolamento à retaguarda

obs: realizar cada movimento 10 vezes  para então passar para a próxima etapa


Dicas para a realização do movimento:
1- Queixo ao peito e mãos ao lado da cabeça;
2- Apoia a nuca no solo;
3- Rola o corpo com as pernas grupadas;
4- Assume uma posição vertical.