quarta-feira, 27 de maio de 2020

Espaço Verde 1° e 2° anos


Tendo em vista que estamos vivendo um período de pandemia onde as famílias estão ficando mais tempo juntos em casa, buscamos através do projeto espaço verde, elevar a qualidade de vida dos alunos através da vivência de plantar seu próprio alimento e as reflexões que virão ao longo desse processo. Encontramos na Educação Biocêntrica justamente esse pensamento, onde o individuo experimenta uma vinculação profunda com a Natureza, favorecendo a reconexão da cultura com o respeito a toda forma de vida.  “Além do resgate da infância, da cidadania, e o desenvolver de potenciais de vida, fazendo a aprendizagem mais integrada; comprometendo os aspectos reflexivos, emocionais e viscerais”. Conforme nos diz Toro (2007:8).





ATIVIDADE
Cultivar uma ou mais hortaliças na sua casa, envolvendo uma ou mais pessoas da família.
Segue um pequeno guia de como plantar e cultivar hortaliças em pequenos espaços. (EMBRAPA).
1º PASSO: ONDE PLANTAR

A sua horta pode ser instalada em qualquer local, na sua varanda, na janela, no corredor, na área de serviço e, se você tiver um quintal, melhor ainda.  Além do plantio convencional em canteiros, diretamente no solo, podemos adaptar muitos recipientes para produzirmos hortaliças. No entanto, é muito importante que eles tenham uma profundidade mínima, para permitir adequado desenvolvimento do sistema radicular das plantas e estejam perfurados na parte inferior, permitindo que o excesso de água escoe. 
(OPTE POR RECIPIENTES QUE ESTÃO SEM USO NA SUA CASA. COM ISSO APROVEITAMOS PARA RECICLAR ALGUNS MATERIAIS, A NATUREZA AGRADECE!!!)
Segue as recomendações:

o    o local escolhido deve ser arejado, ensolarado e iluminado durante a boa parte do dia, para que as plantas recebam pelo menos de 4 a 5 horas de luz solar;
o    o solo (terra) a ser utilizado deve ser fofo, sem pedras, plásticos ou resíduos (sobras) de construção;
o    não ter sido utilizado para deposito de lixo ou retirado próximo de áreas de esgoto ou fossa séptica, a fim de evitar contaminações biológicas;
o    escolher os recipientes adequados;
o    escolher as hortaliças adequadas para plantio em pequenos espaços.


2º PASSO: O QUE PLANTAR
As hortaliças que possuem a parte aérea comestível e um ciclo de vida mais curto como as folhosas e os condimentos, e ainda as hortaliças fruto como pimentão, tomate e pimentas são mais fáceis de serem produzidas em pequenos espaços. A produção de raízes e tubérculos em pequenos espaços é um pouco mais difícil, mas não é impossível. Elas necessitam de canteiros ou de vasos com maiores dimensões, tanto em profundidade como em largura, e apresentam em sua grande maioria um ciclo de desenvolvimento mais longo, quando comparadas às hortaliças citadas.

Segue algumas hortaliças para plantar na nossa região e nessa época:
(SÃO ALGUMAS SUGESTÕES, SE VOCÊ TEM ACESSO A OUTRAS HORTALIÇAS E CONHECIMENTO, FIQUE A VONTADE PARA UTILIZA-LAS)
ALFACE
ALHO PORÓ
COUVE
CENOURA
CEBOLINHA
REPOLHO
RÚCULA
SALSA

3º PASSO: REGAR E CULTIVAR
Em relação ao cultivo de hortaliças, por se tratar de plantas de curto cicloa necessidade de irrigação é constante, variando conforme a idade das plantas. Durante a fase de produção de mudas, a irrigação deve ser realizada diariamente, utilizando pouca água e uma frequência maior, de duas a três vezes por dia. À medida que as plantas vão se desenvolvendo, a irrigação deve ser diminuída em frequência e aumentada em volume, podendo-se irrigar as plantas jovens uma vez ao dia, e plantas adultas de três a quatro vezes por semana.
Dica importante: para plantas cultivadas em vasos (que devem ter furos na parte de baixo para escoar a água), a quantidade de água que se deve colocar por vez deve ser suficiente para encharcar o vaso e começar a escorrer pelos furos. Quando começar a escorrer, deve-se parar de irrigar, para evitar o desperdício de água.


ENTÃO VAMOS LÁ PESSOAL, MÃOS A HORTA!!!
(POR FAVOR, MANDAR FOTO OU VÍDEO DO ALUNO E A FAMÍLIA PLANTANDO SUA HORTALIÇA PARA DIVULGAR E INCENTIVAR O MAIOR NUMERO DE PESSOAS COM ESSA VIVÊNCIA MARAVILHOSA)

OBJETOS DO CONHECIMENTO: Conhecimentos sobre o próprio corpo e percepção do entorno.
HABILIDADES:
-Explorar as noções de funcionamento interno do corpo;
-Reconhecer as mudanças ocorridas no corpo durante as atividades físicas;
-Vivenciar trajetórias e velocidades de forma eficaz para atuar de forma ajustada às demandas das tarefas (duração, ordem, sucessão, simultaneidade);
- Utilizar noções de distância básicas para realização de tarefas (perto/longe, baixo/alto, dentro/entre, mais baixo/mais alto, entre outros).

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